UNGAGODOLI Moz 2018-10-15T09:38:32+00:00

Historial da organização

AUngaGodoli (Não desista, siga em frente !) -‘Associação para a promoção e defesa dos direitos humanos das mulheres atingidas pela violência e preconceito social. É uma pessoa colectiva, de direito privado, dotada de personalidade jurídica, de autonomia administrativa, financeira, disciplinar, e patrimonial e de carácter social e sem fins lucrativos de âmbito nacional e baseada na província de Maputo.

A Associação UngaGodoli (Não desista, siga em frente !) – surgiu como iniciativa de um grupo de mulheres trabalhadoras do sexo e simpatizantes (em Agosto de 2015) que via a necessidade de contribuir no desenvolvimento de acções específicas visando a promoção e defesa dos direitos humanos das mulheres trabalhadoras do sexo. A inexistência de programas específicos enderençando a questão da violência e da protecção, bem como do empoderamento cívico destas mulheres alertou- nos para a necessidade de constituir uma Associação cujo foco de actuação está assente nos direitos humanos das mulheres trabalhadoras do sexo.

As situações de violência, estigma e discriminação social enfrentadas pelas trabalhadoras do sexo integrantes desta iniciativa conduziram para a constituição da Associação UngaGodoli cujo objecto geral é o desenvolvimento de acções de advocacia visando a promoção e defesa dos direitos humanos das mulheres atingidas pela violência e preconceito social.

Neste momento a associação é composta por 30 membros. Esta registada no BR numero 140 da III serie de 23 de Novembro de 2016. O seu grupo alvo é a mulher trabalhadora de sexo, seus clientes, parceiros fixos e seus filhos. Já foram beneficiados 2159.

Implementa as atividades em Maputo província, concretamente nos distritos de Matola, Boane e Moamba.
Conta se com 25 ativistas, dos quais 17 educadoras de pares, 4 supervisoras e 4 Navegadores de pares.
Tem recebido apoio do Núcleo provincial do Combate ao SIDA, Comando Provincial, Conselho Municipal, Direção Provincial de Saúde e as unidades sanitárias de Matola, Boane e Moamba.

 

Missão

Assegurar o respeito, a protecção e visibilidade dos direitos humanos das mulheres trabalhadoras do sexo vulneráveis à violência, preconceito e exclusão social através de um conjunto de acções no âmbito da saúde e direitos, violência baseada no género, pesquisa formativa e qualitativa e capacitação institucional, de modo a assegurar uma condição de dignidade em saúde, bem-estar e exercício de cidadania livre do estigma e discriminação nas suas diversas formas conferindo um estatuto valorativo a mulher trabalhadora do sexo.

 

Visão

Uma sociedade livre de violência e preconceito social contra as mulheres trabalhadoras do sexo e estas sejam respeitadas pelo que são independentemente da profissão que optaram

 

Valores

  • Respeito – Todas as pessoas que congregam e apoiam a associação são tratados de forma igual sem distinção de categorias, nível social ou proveniência, pois acreditamos que o bem maior de toda a dignidade humana assenta no reconhecimento da igualdade na diferença.
  • Ética – Estamos comprometidos com a honestidade, integridade e transparência das nossas acções junto aos nossos membros, simpatizantes e apoiantes da Associação, assegurando que o discurso apresentado pela Associação se reflicta nas suas práticas profissionais.
  • Sigilo Profissional – Pautamos pelo profissionalismo e disciplina em tudo que o fazemos através do respeito mútuo conferindo qualidade e confiança nas acções que tomamos junto aos membros, simpatizantes e apoiantes.
  • Gestão democrática – A Associação não é um bem que persegue um objectivo individual, todos os membros, simpatizantes são respeitados de igual forma, suas contribuições são valorizadas e apreciadas sem preferências pré-determinadas. A Associação é um bem maior que busca através de ideias, sugestões, trabalho e dedicação atingir os objectivos que se propõe a realizar num espírito de partilha de conhecimentos e experiências.
  • Pro-activismo – Pautamos pela busca antecipada de soluções, conhecimentos e oportunidades em perseguição dos objectivos que buscamos realizar baseando no trabalho em equipa, comunicação horizontal, competência e estabelecimento de parcerias internas e externas.

 

Área de atuação

  • Disponibilização de Serviços Integrados de Saúde e Prevenção do HIV dirigidos as populações chave e grupos prioritários.
  • Promoção de actividades de advocacia através do estabelecimento de parcerias para redução da discriminação incluindo todas as formas de violência baseada no género.

 

Endereço: Avenida das Industrias, Quateirão 17, Número 649, Bairro TSALALA, Maputo Província

Telefone: 846230987

Email: ungagodoli@gmail.com

Pessoa de contacto: Ana paula Fumo

 

 

 

Translate »